Todo motor, seja automotivo ou não, necessita de um lubrificante para sua operação. Porém, como aponta Filipe Arges Cursage, o que muitos não sabem é que cada motor de carro precisa de um lubrificante específico, levando em consideração o tipo de combustível usado (gasolina ou diesel). Quer saber como garantir a melhor eficiência do seu veículo e evitar problemas futuros? Então continue lendo e confira as diferenças entre os tipos de lubrificantes e em quais tipos de veículos são usados!
Por que os motores a gasolina e diesel precisam de lubrificantes diferentes?
Embora ambos os tipos de motores necessitem de lubrificantes para reduzir o atrito, dissipar o calor e proteger os componentes internos, as diferenças de funcionamento entre eles demandam propriedades específicas nos óleos. Conforme explica Filipe Arges Cursage, fundador da Menzoil Lubrificantes, motores a gasolina operam em rotações mais altas e geram menos fuligem, enquanto motores a diesel possuem maior compressão, operam em temperaturas mais altas e produzem resíduos mais intensos.
Para motores a gasolina, os lubrificantes devem ser projetados para resistir ao desgaste por atrito frequente, suportando temperaturas moderadas sem perder viscosidade. Já os motores a diesel exigem óleos com maior capacidade de dispersar partículas e neutralizar ácidos gerados pela combustão, o que os torna mais robustos em termos de aditivação. Essa diferença fundamental reflete-se diretamente nos requisitos técnicos dos lubrificantes, tornando sua escolha essencial para o bom funcionamento de cada tipo de motor.
Quais aditivos fazem a diferença nos lubrificantes?
A composição dos aditivos é um dos aspectos mais importantes que diferenciam os lubrificantes para motores a gasolina e motores a diesel. Como demonstra Filipe Arges Cursage, diretor de marketing da Menzoil Lubrificantes, lubrificantes para motores a gasolina, por exemplo, incluem aditivos que ajudam a minimizar a formação de depósitos em válvulas e pistões, sendo eficiente para os ciclos de combustão mais leves típicos desse tipo de motor.
No caso de motores a diesel, os aditivos são mais complexos. Eles incluem detergentes potentes para combater a formação de resíduos de carbono e dispersantes que ajudam a manter as partículas em suspensão, evitando o acúmulo de fuligem. Ademais, esses óleos geralmente possuem agentes antidesgaste e inibidores de corrosão, essenciais para suportar o alto estresse mecânico e químico característico de motores a diesel.
O que considerar ao escolher o lubrificante correto?
A escolha do lubrificante certo deve levar em conta as especificações do fabricante do veículo, identificadas no manual. Em motores a gasolina, a viscosidade adequada é geralmente mais baixa, como SAE 20W-50, para garantir fluidez e eficiência. Já em motores a diesel, viscosidades mais altas, como SAE 15W-40, são comuns para lidar com as altas pressões e temperaturas típicas.
Também é crucial observar as certificações nos rótulos, como API e ACEA, que garantem que o produto atende aos padrões internacionais de desempenho. Como comenta Filipe Arges Cursage, diretor de marketing da Menzoil Lubrificantes, ignorar essas especificações pode resultar em danos graves ao motor, perda de eficiência da performance do veículo e aumento dos custos de manutenção.
Portanto, como destaca Filipe Arges Cursage, compreender as diferenças entre lubrificantes para motores a gasolina e diesel é essencial para preservar a saúde do motor e otimizar seu desempenho. Lembre-se que enquanto os motores a gasolina se beneficiam de óleos mais leves e com foco na redução de atrito, os motores a diesel requerem lubrificantes mais robustos para lidar com condições de operação severas. Invista no lubrificante correto e garanta que o coração do seu veículo funcione com excelência por muitos anos!