A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem levado adiante o objetivo de promover a realização de ações ostensivas contra a dengue, no interior do estado. Nesta segunda-feira (29/01), equipes compostas por profissionais de Saúde e de instituições parceiras desenvolveram uma operação em Ouvidor, município que integra a Regional de Saúde Estrada de Ferro. No sábado passado, (27/01), a força-tarefa foi realizada em Valparaíso de Goiás, que faz parte da Regional de Saúde Entorno Sul.
Nos dois municípios, as equipes vistoriaram as casas, informaram os moradores sobre a necessidade de eliminar os objetos que acumulam água, recolheram pneus e, com o uso de drones, inspecionaram caixas d´água, entre outras ações.
Em Ouvidor, o Dia D contra a Dengue teve início às 8 horas e prossegue até as 17 horas. A secretária de Saúde do município, Suzana Gomes de Matos Firmino, informa que cerca de 40 profissionais, entre agentes de endemias e comunitários de saúde, estão envolvidos de forma direta na ação, em especial nas vistorias às casas.
Também atuam na operação servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura, com o uso de caminhões e tratores e pessoal do Corpo de Bombeiros, que fazem o monitoramento com drones.
DENGUE
Suzana Firmino assinala que as primeiras ações na cidade tiveram início em 1º de janeiro. Nesse período, foram constatados e eliminados criadouros de dengue dentro de 150 casas.
A situação reforça o apelo feito por gestores da SES-GO de a população ter um cuidado especial com a própria residência, eliminando todo e qualquer objeto que acumula água.
Em Valparaíso de Goiás, a ação contra a dengue foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria da Saúde do Distrito Federal e outras instituições de municípios próximos.
Os agentes comunitários de saúde de Valparaíso de Goiás percorreram ruas do Jardim Céu Azul, um dos bairros mais populosos da cidade. As equipes orientaram a população e vistoriaram possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
Carros fumacês e maquinários estão circulando pelas principais vias e bairros da cidade, em um trabalho que não tem previsão para finalizar.
O secretário de Saúde do município, Neomar Camelo, destaca que, ao longo da campanha de combate ao Aedes aegypti, os agentes públicos vão colocar em prática medidas de:
Prevenção
Ações conscientizadoras
Visitas às residências
Palestras em escolas públicas
Limpeza de terrenos baldios e pontos de acúmulo de lixo, onde possam possuir possíveis focos do mosquito
Ele enfatiza que a Secretaria Municipal de Saúde trabalha sabendo da importância da orientação dos cidadãos para evitar a proliferação do Aedes e faz um alerta contando com a cooperação de todos para vencer essa batalha.